EDITAL DEE Nº 1 de 2025
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DESCRIÇÃO:
- Auxiliar de Cantina
Principais atividades: Selecionar e preparar a merenda escolar observando o cardápio adotado pela unidade de ensino; Servir a merenda escolar, observando os cuidados básicos de higiene e segurança; Controlar e informar ao responsável da necessidade de reposição do estoque de gêneros alimentícios e material de uso da cantina; Conservar o local de preparação, manuseio e armazenamento da merenda escolar, conforme legislação sanitária em vigor; Zelar pela organização e higiene de geladeiras, armários, fornos, refeitório, depósito e utensílios em geral da cozinha; Receber, prestar contas e armazenar todo material adquirido para a cozinha e para a merenda escolar, atenta às suas condições e prazo de validade; Fazer o descarte do lixo do ambiente em local apropriado para coleta, evitando ao máximo o desperdício de alimentos e outros materiais; Etiquetar os alimentos e mantimentos de acordo com o prazo de validade; Respeitar as normas de segurança ao manusear fogões, aparelhos de preparação ou manipulação de gêneros alimentícios e de refrigeração; Exercer outras atividades compatíveis com a natureza da função.
Remuneração bruta: R$ 1.822,15
- Auxiliar de Manutenção Predial
Principais atividades: Realizar serviços básicos de carpintaria, marcenaria, serralheria, hidráulica, elétrica, pintura e alvenaria; Observar normas de segurança para execução de intervenções físicas na estrutura do colégio; Zelar pela manutenção, organização e conservação dos equipamentos e ferramentas de trabalho; Diagnosticar defeitos bem como desmontar, recuperar, montar, testar e substituir componentes, zelando pelos equipamentos de sua responsabilidade; Executar trabalhos em altura, cumprindo normas de segurança na conservação e recuperação de telhados, calhas, fachadas de edifícios e interiores, reparos e reformas de instalações prediais e troca de lâmpadas, entre outros; Manter e cuidar da capina, jardins, hortas, poda de árvores, grama e vias de acesso; Informar aos responsáveis sobre ocorrências na estrutura física, elétrica e hidráulica da unidade, apontando soluções para os casos; Colaborar em eventos desenvolvidos nas unidades executando atividades de apoio conforme orientações superiores; Exercer outras atividades compatíveis com a natureza da função.
Remuneração bruta: R$ 1.822,15
- Auxiliar de Serviços Gerais
Principais atividades: Executar serviços de organização, conservação e limpeza em geral de pisos, paredes, tetos, carteiras, sanitários, pias, vidraças, jardins, mobiliários, utensílios e dependências escolares; Controlar e utilizar o material de limpeza sem desperdícios e comunicar ao responsável pelo setor, com antecedência, a necessidade de reposição dos produtos; Coletar lixo de todos os ambientes do estabelecimento de ensino, dando-lhe o devido destino, conforme exigências sanitárias; Zelar pelo ambiente físico e patrimonial da escola e de suas instalações, cumprindo as normas de biossegurança e/ou segurança do trabalho estabelecidas; Apoiar a realização dos eventos promovidos pelo CTPM; Realizar trabalhos de movimentação de móveis, utensílios e aparelhos nos diversos espaços da escola; Exercer outras atividades compatíveis com a natureza da função.
Remuneração bruta: R$ 1.822,15
- Auxiliar de Turno
Principais atividades: Acolher e acompanhar alunos e visitantes nos deslocamentos pelo Colégio; Averiguar qual aluno ou professor se ausentou e apresentar ao vice-diretor e policial militar responsável pela monitoria; Colaborar na organização e realização dos eventos cívico-militares; Zelar pela conservação da ordem, segurança e patrimônio do CTPM; Apoiar na fiscalização durante as avaliações; Auxiliar na disciplina dos alunos, no uso correto do uniforme e na apresentação pessoal promovendo um ambiente salutar apropriado ao convívio entre alunos e comunidade escolar; Fiscalizar a aplicação de avaliações; Auxiliar a direção, equipe pedagógica, docentes e secretaria na divulgação de comunicados no âmbito escolar; Sinalizar horário de início e término de cada aula, quando determinado pela Direção do CTPM; Inspecionar as salas de aulas, corredores, pátio e demais instalações, antes, durante e após o respectivo turno; Exercer outras atividades compatíveis com a natureza da função.
Remuneração bruta: R$ 1.822,15
- Auxiliar de Biblioteca
Principais atividades: Realizar, em parceria com o Professor para Uso da Biblioteca, a gestão administrativa da biblioteca; Realizar atendimento de referência aos usuários e à comunidade escolar; Efetuar os procedimentos de circulação de materiais, tais como: empréstimo, devolução, reserva, cobrança de materiais em atraso; Organizar a biblioteca e seus diferentes tipos de acervos, conforme os padrões biblioteconômicos, de forma a facilitar o uso dos diferentes recursos informacionais nela existentes, assegurando à comunidade escolar um ambiente propício à reflexão e estimulador da criatividade e da imaginação; Divulgar, no âmbito da comunidade escolar, as normas, os serviços e recursos informacionais existentes na biblioteca, fomentando a utilização desta enquanto instrumento de lazer, cultura, informação, humanização e socialização; Realizar o processamento técnico dos acervos da biblioteca, tais como: registro, catalogação e classificação; Estar presente na biblioteca nos horários de recreio e demais momentos em que os alunos estejam na biblioteca, realizando ações e atividades de mediação e incentivo à leitura; Zelar para que o ambiente físico da Biblioteca Escolar seja um lugar agradável, convidativo, organizado, informal e de fácil acesso aos seus usuários; Assegurar o controle de utilização do espaço da biblioteca; Indicar e reservar os materiais para auxiliar os professores em atividades referentes à projetos ou em sala de aula; Realizar atividades referentes ao desenvolvimento da coleção, tais como: processos de aquisição, desbastamento e descarte de materiais; Exercer outras atividades compatíveis com a natureza da função.
Remuneração bruta: R$ 1.822,15
- Auxiliar de Secretaria
Principais atividades: Recepcionar, atender, orientar e encaminhar a comunidade escolar presencialmente ou por chamada telefônica, e-mail institucional ou Painel Administrativo prestando informações sobre a organização e funcionamento do estabelecimento de ensino; Interpretar, orientar e aplicar as normas relativas à administração de pessoal, material, patrimônio e caixa escolar; Acompanhar, organizar, arquivar e manter atualizado o acervo de legislação, resoluções, instruções normativas, ordens de serviço, atos, ofícios e demais documentos regulamentares de interesse da escola; Organizar e manter atualizados cadastros, arquivos, fichários, livros e outros instrumentos de escrituração da escola, relativos à vida escolar
dos alunos e à vida funcional dos servidores civis e militares; Acessar diariamente o Sistema Eletrônico de Informações (SEI!) com o objetivo de tramitar, responder, controlar, organizar e instruir processos recebidos em sua unidade de lotação; Redigir, registrar e preparar documentos oficiais, atas, boletins, contratos, declarações, relatórios, despachos, certidões, históricos e outros expedientes que lhe forem confiados para publicação, protocolização ou expedição; Coletar, apurar, registrar, selecionar, classificar e consolidar dados para a elaboração de informações estatísticas de servidores e alunos demandadas pela DEE, MEC e outros órgãos; Lançar as informações fidedignas do censo escolar no EDUCACENSO e realizar o fechamento dentro do prazo pré-estabelecido pelo INEP, com envio de recibo de lançamento para a DEE; Registrar a enturmação do corpo de alunos no SIEA, mantendo-o atualizado; Realizar inclusões, exclusões e alterações relativas à vida funcional dos servidores civis no SIRH e demais sistemas; Dar encaminhamento às demandas de servidores civis por remoção, promoção e progressão, avaliações de desempenho, licenças, processo de acúmulo de cargos, informações de pagamento, férias, processos de aposentadoria e outros; Cumprir etapas de contratação de professores, especialistas e auxiliares administrativos para atuarem no CTPM, conforme necessidade, seguindo as instruções e normas vigentes; Realizar trabalhos de mecanografia, reprografia, almoxarifado e aprovisionamento; Assessorar o Comandante da unidade e o Diretor pedagógico nos assuntos que lhe forem pertinentes; Zelar pelo sigilo de informações pessoais de alunos, professores, funcionários e famílias; Exercer outras atividades compatíveis com a natureza da função.
Remuneração bruta: R$ 1.822,15
- Assistente de Secretaria
Principais atividades: Recepcionar, atender, orientar e encaminhar a comunidade escolar/público externo presencialmente ou por chamada telefônica, e-mail institucional ou Painel Administrativo prestando informações sobre a organização e funcionamento da unidade; Interpretar, orientar e aplicar as normas relativas à administração de pessoal; Acompanhar, organizar, arquivar e manter atualizado o acervo de legislação, resoluções, instruções normativas, ordens de serviço, atos, ofícios e demais documentos regulamentares de interesse da administração; Acessar diariamente o Sistema Eletrônico de Informações (SEI!) com o objetivo de tramitar, responder, controlar, organizar e instruir processos recebidos em sua unidade de lotação; Acessar diariamente o Painel Administrativo, dando encaminhando às demandas recebidas ao setor responsável para resposta e providências decorrentes; Acompanhar as tramitações sobre solicitações e informações encaminhadas por meio dos canais de comunicação oficiais disponibilizados pelo governo e/ou instituição, monitorando os prazos para elaboração e encaminhamento da resposta; Redigir, registrar e preparar documentos oficiais, atas, boletins, contratos, declarações, relatórios, despachos, certidões e outros expedientes que lhe forem confiados para publicação, digitalização, protocolização ou expedição; Coletar, apurar, registrar, selecionar, classificar e consolidar dados para a elaboração de informações estatísticas de servidores e/ou alunos; Realizar inclusões, exclusões e alterações relativas à vida funcional dos servidores civis no SIRH e demais sistemas; Realizar trabalhos de mecanografia, reprografia, digitalização, almoxarifado e aprovisionamento; Redigir, registrar e preparar documentos e apresentações, utilizando ferramentas como Pacote Office, Canva, Gamma e similares; Fotografar, filmar e divulgar os eventos realizados pela Unidade, com observância das diretrizes estabelecidas pela unidade de lotação; Zelar pelo sigilo de informações pessoais; Exercer outras atividades compatíveis com a natureza da função.
Remuneração bruta: R$ 2.381,91
- Pedagogia
Principais atividades: Orientar, assistir e controlar o processo administrativo das escolas e, na forma do regulamento, do seu processo pedagógico; Orientar a organização dos processos de criação, autorização de funcionamento, reconhecimento e registro das unidades de Colégio Tiradentes da PMMG, no âmbito de sua área de atuação; Garantir a regularidade do funcionamento das unidades do CTPM, em todos os aspectos; Responsabilizar-se pelo fluxo correto e regular de informações entre as unidades do CTPM e a Diretoria de Educação Escolar - DEE; Propor, organizar e coordenar reuniões pedagógicas, grupos de estudo e formações continuadas para a equipe pedagógica das escolas, estabelecendo um cronograma anual das atividades formativas para a rede CTM; Realizar o acompanhamento da qualidade do ensino, analisando o desempenho das escolas e propondo estratégias para superar os desafios e as defasagens pedagógicas verificadas; Orientar, assistir e coordenar a equipe pedagógica das escolas nos assuntos pertinentes à educação inclusiva, mediando o processo de ensino e aprendizagem para alunos com necessidades educacionais especiais; Propor, orientar e coordenar processos para adaptação de provas aos alunos com necessidades especiais na rede CTPM; Redigir, registrar e preparar documentos e apresentações, utilizando ferramentas como PowerPoint, Canva, Gamma e similares; Exercer outras atividades compatíveis com a natureza do cargo, previstas na regulamentação aplicável e de acordo com a política pública educacional.
Remuneração bruta: R$ 4.309,47
- Serviço Social
Principais atividades: Analisar, elaborar e executar programas, projetos e planos de atendimentos, em equipes multiprofissionais, com o objetivo de detectar necessidades, perceber limitações e desenvolver potencialidades do usuário do serviço de assistência social e das demais políticas sociais da PMMG; Planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações do CPS-PM; Prestar assessoria e consultoria a Diretoria de Proteção Social – CPS-PM/DPS – em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade, dentre outros; Prestar orientação e assistência ao pessoal da PMMG e suas famílias, auxiliando em questões sociais e pessoais; Desenvolver, coordenar e avaliar políticas sociais dentro da PMMG, visando atender às necessidades dos policiais e seus dependentes; Encaminhar providências e prestar orientação social a policiais militares ativos e inativos, pensionistas e seus familiares, identificando recursos e facilitando o acesso a serviços sociais; Planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais, garantindo que os policiais e suas famílias recebam o suporte necessário; Conduzir estudos socioeconômicos para avaliar a situação social dos policiais e seus dependentes, a fim de subsidiar ações e políticas sociais; Prestar assessoria técnica à PMMG em matérias relacionadas ao serviço social, contribuindo para a formulação de estratégias e políticas institucionais; Realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre questões de serviço social, fornecendo subsídios para decisões administrativas; Coordenar seminários, encontros, congressos e eventos relacionados ao serviço social, promovendo a capacitação e atualização dos profissionais da área; Supervisionar, treinar e avaliar estagiários de serviço social, garantindo a qualidade e a ética na formação dos futuros profissionais; Realizar visitas domiciliares aos policiais militares e seus dependentes, para coleta de informações, orientações e providências no âmbito da assistência social; Assegurar que os policiais militares e suas famílias recebam o suporte necessário para enfrentar situações de vulnerabilidade social, promovendo a saúde mental, o bem-estar e a qualidade de vida dentro da corporação. (Ter disponibilidade para viagens no interior do estado.)
Remuneração bruta: R$ 4.309,47
- Comunicação Social
Principais atividades: Planejar, produzir e gerir conteúdos institucionais em diferentes mídias (redes sociais, documentos oficiais, site, campanhas); Redigir, revisar e padronizar textos oficiais como memorandos, notas técnicas, comunicados, ofícios, informativos e notas de esclarecimento; Apoiar a realização de eventos e solenidades institucionais, atuando no cerimonial, na organização e na cobertura dos eventos; Atuar como elo entre a DEE e os públicos interno e externo, promovendo o diálogo e a transparência institucional; Coordenar a comunicação visual e zelar pela correta aplicação da identidade visual do CTPM; Emitir diretrizes, orientações e materiais de referência para a comunicação institucional das Unidades da Rede CTPM; Desenvolver ações de marketing institucional voltadas à divulgação de projetos, ações e resultados da DEE e das Unidades; Promover relacionamento com a imprensa e gerir demandas midiáticas, quando necessário; Propor estratégias e soluções de comunicação voltadas ao fortalecimento da imagem institucional da Rede CTPM; Utilizar ferramentas tecnológicas para a produção de conteúdo (Word, Excel, Canva, PowerPoint, CapCut, etc.); Organizar acervo digital com peças gráficas, registros fotográficos e documentos institucionais de comunicação; Acompanhar tendências e boas práticas em comunicação institucional e educacional. (Ter disponibilidade para viagens ao interior do estado.)
Remuneração bruta: R$ 4.309,47
- Relações Internacionais
Principais atividades: Apoiar o planejamento, implantação e gerenciamento de programas de internacionalização da Rede CTPM, incluindo intercâmbios, cursos, visitas técnicas e outras parcerias internacionais; Executar etapas operacionais e administrativas dos processos seletivos dos programas de intercâmbio, incluindo recebimento e análise de inscrições, publicação de resultados e gestão de recursos; Auxiliar na preparação documental dos alunos para emissão de vistos, matrícula em instituições estrangeiras, aquisição de passagens, seguros e outras providências logísticas; Participar de reuniões e manter comunicação ativa com estudantes, famílias e instituições parceiras no Brasil e no exterior, antes, durante e após o período do intercâmbio; Apoiar a articulação institucional entre a PMMG e organizações internacionais parceiras, promovendo a continuidade e a expansão das cooperações firmadas; Produzir e revisar documentos oficiais, comunicados, notas técnicas e relatórios relacionados às ações internacionais da DEE, em português e inglês; Monitorar e apoiar os alunos selecionados para intercâmbio, acompanhando aspectos acadêmicos, disciplinares, emocionais e de adaptação cultural; Contribuir com a execução do Programa Aluno Bilíngue no âmbito das Unidades da Rede CTPM, por meio do apoio pedagógico, logístico e administrativo; Organizar e sistematizar registros e relatórios sobre os programas internacionais da Rede CTPM, com base em dados qualitativos e quantitativos; Utilizar ferramentas tecnológicas como Word, Excel, PowerPoint, Google Drive, Loom, entre outras, para a execução das atividades; Auxiliar no desenvolvimento de materiais institucionais e de orientação para intercambistas e professores, em língua portuguesa e inglesa; Zelar pelo cumprimento das diretrizes institucionais da PMMG, dos acordos internacionais firmados e das normas educacionais vigentes. (Ter disponibilidade para viagens nacionais e internacionais.)
Remuneração bruta: R$ 4.309,47
COMO SE CANDIDATAR: Interessados(as) podem ler edital completo e se inscrever, até o dia 14/08/2025, através do site pelo botão em azul abaixo:
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